sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Primeira viagem: conhecendo Ilha Grande

E aí galera, beleza?

Sou Ana Carolina e comigo está tudo ótimo, afinal semana passada foi meu aniversário e ganhei como presente a colaboração no blog da Mor, isso mesmo! Tô aqui pra falar com vocês sobre viagens/passeios e turismo que é a minha área de formação e, para primeiro post, escolhi minha primeira vez viajando "sozinha" (aquele tipo de viagem sem família).

Então, vem comigo?

Destino: Ilha Grande.
Localização: Angra dos Reis, litoral sul do Estado do Rio de Janeiro.
Categoria: Sol e Praia; Aventura.
Como chegar: barca, barco ou lancha através de Angra do Reis, Conceição de Jacareí e Mangaratiba, mas se você for milionário (rsrs) também pode ir de iate.
O que fazer: passeios de barco, mergulho, trekking (trilhas), rapel, escalada, surf, passeio histórico pelo farol, ruínas do presídio Cândido Mendes ou simplesmente ter um cenário perfeito para fotos incríveis.
O que levar: roupas para praia (e pelo menos uma roupa de frio), repelente, dinheiro, protetor solar.

Mapa de Ilha Grande
Mapa de Ilha Grande. Foto: retirada da internet, autor desconhecido.

Paraíso é a melhor definição para Ilha Grande: área de preservação ambiental propícia para a prática de esportes de aventura, passeios de barco, refúgio nas praias paradisíacas e o melhor é que cabe em todos os bolsos, pois possui opções de passeios e hospedagens de diferentes preços.
Fui para a Ilha em fevereiro desse ano acompanhada de uma amiga e decidimos acampar (meio mais barato de hospedagem e com maior disponibilidade de vagas na alta temporada), pois só teríamos 2 dias e meio e usaríamos o local para dormir e tomar banho. Marinheiras de primeira viagem, escolhemos um camping que fornecia barraca, no total foram R$50 para cada uma (R$40 duas diárias no camping + R$10 do aluguel da barraca).
 Sexta: embarcamos em um ônibus (Rio x Mangaratiba) no primeiro horário, as 5h da manhã (sofri calada, rs), afim de chegar antes das 8h para a barca (é bom chegar antes, pois a venda de bilhetes é limitada e, geralmente, já existe fila formada). A duração média da viagem é de 1h e 30 min, mas você pode pagar por taxi boat ou lanchas (mais caras: de R$20 a R$60 por pessoa), que saem a cada 1h. Veja aqui o horário das barcas.
Após chegar na Ilha e deixar as coisas no camping fomos em direção a Lopes Mendes, uma praia linda e conhecida por suas ondas, que são ótimas para a prática do surf, mas demos sorte no dia e o mar estava tranquilo. Você pode ir para lá por trilha (levamos cerca de 2h e ainda conhecemos outras praias no caminho) ou por barco, que vai até a Praia de Pouso (cerca de R$20 por pessoa ida/volta) e depois mais 30min por trilha. O barco não vai até Lopes Mendes por causa das condições marítimas.

Praia de Pouso
Praia do Pouso. Foto: Ana Carolina.
Vila do Abraão (maior comunidade da Ilha) possui bares, restaurantes e agências que oferecem passeios de barco com diversos roteiros e para todos os bolsos. Como não somos bobas, escolhemos o nosso: passeio de volta a Ilha, esse é o roteiro mais completo e mais caro também, porque como o nome já diz ele faz a volta na ilha, passando por praias mais distantes, por exemplo, o Aventureiro, uma comunidade caiçara (habitantes de áreas litorâneas), que não é tão acessível por mar durante todo o ano por causa das marés.
Sábado: levantamos bem cedo, tomamos um café reforçado e caminhamos em direção ao ponto de encontro na Praia do Abraão que, apesar de ter águas claras não é própria para banho por causa do despejo irregular de esgoto.
O passeio começou por Caxadaço, uma praia isolada, boa para mergulho por causa de suas pedras, que servem de abrigo para os peixes, de águas claras e tranquilas e conhecida por sua pedra furada.

Praia do Caxadaço. Foto: Ana Carolina.

Depois passamos por Parnaióca com suas águas agitadas (aprendi a nadar na marra) e que ao fim abriga um rio ótimo para relaxar; ao lado está a Praia do Aventureiro conhecida por seu coqueiro horizontal e águas agitadas próprias para o surf.
Meros, diferente de sua vizinha é pequena em extensão e possui águas calmas. E, por fim, Maguarequessaba onde é possível realizar refeições e ter vista para o continente.

Coqueiro horizontal, Aventureiro
Coqueiro Horizontal em Aventureiro. Foto: Ana Carolina.

Domingo: aproveitamos a manhã para conhecer locais mais próximos, já que a barca sairia às 17h30min e ainda arrumaríamos as bolsas. Seguimos em direção a Cachoeira da Feiticeira, muito utilizada para rapel e envolta por um verde exuberante. É importante comprar os bilhetes de volta com antecedência, pois muitas famílias vão apenas para passar o domingo na Ilha (dia de maior movimento) e as 15h já existia fila para embarque. Ao sair da ilha, percebi porque tantos turistas se encantam com o lugar e a importância da preservação não só natural como cultural de uma localidade. Espero retornar a esse paraíso e que dessa vez esteja ensolarado.

Cachoeira da Feiticeira
Cachoeira da Feiticeira. Foto: Ana Carolina.

Dicas:

· SEMPRE pesquise sobre o lugar a ser visitado e verifique a avaliação da hospedagem em sites de reserva online (Booking.com, TripAdvisor);

· Quando for a Ilha Grande leve dinheiro, pois NÃO existe caixa eletrônico, nem todos os estabelecimentos aceitam cartões e, frequentemente, há quedas de energia e as máquinas de cartões ficam fora do ar;

· Escolha um camping que tenha abrigo/proteção para chuva, caso não tenha, leve uma lona (eu não sabia desse detalhe e tive de depender do administrador do camping para me emprestar uma);

· Ao fazer uma trilha leve em uma mochila: água (2L no mínimo), frutas, barras de cereais, protetor solar, canivete, lanterna e uma canga, além de vestir roupas confortáveis e tênis (essencial). Além disso, caso não conheça o lugar procure um guia local.

Para mais informações sobre a Ilha: http://www.ilhagrande.com.br/

Beijos e abraços,
          Ana Carolina Silva

18 comentários:

1. Lindoooooona,

Seu post ficou maravilhoso! Que orgulho em te ter como colaboradora, arrasou!

Os detalhes da viagem, as fotos tiradas lindíssimas, AMEI!

Muitos beijos e sucesso nessa fase, querida! ♥

Respostas
    1. Obrigada! Tô muito feliz por estar participando do seu sonho e pelo sucesso que o post ta fazendo...
      Que venham mais postagens e fotos maras e quem sabe ano que vem eu não vá ao sul? 😉

Excluir
  2. Que post incrível, ficou ótimo lindaa.
    Sou apaixonada por turismo e adoooro ver postagens relacionadas em blogs. Amo destinos turísticos mas nunca fui aí, você acha uma boa opção pra passar o aniversario de 15 anos? Beijo

www.iamcamilakellen.blogspot.com
    *Rumo aos 200 seguidres

1. Obrigada Camila! Fico feliz que tenha gostado 😊
      Acho a Ilha uma boa opção pra 15 anos, casamento, bodas, tudo!rs Se for vir com grupo de amigos pode ate fechar com algum saveiro e comemorar no mar passando pelas praias perfeitas que só esse paraíso tem. Ah, quando é seu aniversário? Beijos

Excluir
  3. Que lugar perfeito. Queria muito ir, acho que deve ser ótimo pra fazer um book e tirar altaas fotos.

Tô seguindo teu blog, flor. Te espero no meu.
    Sobrelentes.com

Respostas
    1. Oiii, linda! A Ana arrasou, né? Talvez ela possa dizer com mais propriedade sobre como é o lugar. Hehe

Vou lá visitar o seu blog. Muito obrigada pela visita, flor! Super beeeijo. ♥

Excluir
    2. É sim, ótimo pra fotos! Vou tentar postar outras que tirei la no meu instagram (AnaCarolinaSilva25), mas a câmera deu uma bugada e não ficaram todas boas... Mas você pode ir e ver como é um paraíso! As águas claras, a areia branca e a maioria das praias com a agua tranqüila, cenário paradisíaco.

4. Lovely nature photos!
    I love the beach and falls so much!
    Nice blog!

xoxo,

www.fashionerza.com

I can rock any outfits, come follow my online diary

Respostas
    1. Hi .. To see more photos of nature is so follow the blog and follow me on instagram, cause here and there have a lot of pics of beach and trips.

Excluir
  5. Acho que o unico lugar que eu ainda não fui na Ilha grande foi Aventureiro e eu to doida pra ir. Ir pra la´é uma aventura <3

pamelawille.blogspot.com

Respostas
    1. Vai sim! Dá pra ir por trilha ou barco, lá é lindo e tira bastante fotos pra gente ver depois... 😉

Excluir
  6. Lindas fotos. Esses tipos de viagens são as mais legais, em dois com disposição para andar e conhecer vários lugares diferentes aproveitando ao máximo a estadia.
    Belo post.
    Abraço

P.S. Morgana, obrigado pela visita no blog, que bom que gostou.
    chacomresenha.blogspot.com.br

ResponderExcluir
  7. Obrigada Leo! E foi muita disposição, rs. Eu e minha amiga dormimos na rodoviária pra não perder o ônibus, porque não sabíamos se chegaríamos as 5h, mal (ate parece, na verdade muito bem) chegamos la e fizemos trilha. Valeu a pena a correria. Abraço..

8. Parabens Ana. Vim conferir o seu novo trabalho e adorei o resultado. Parabens. Acompanhareo sempre qie possivel. Beijos

Respostas
    1. Obrigada Dubai! Hahaha temos que marcar um encontro porque só ficamos na promessa... E essa sim é minha praia:Turismo e falar, rs beijos e aproveite os textos que virão! 😉

Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

ResponderExcluir
  10. A "amiga" sou eu gente !!
    Umas das melhores viagens que já fiz!! A Ana Carolina me deu uma super segurança, organizamos e pensamos em cada detalhe do roteiro direitinho antes de de partir.

E nem mesmo com o sol se escondendo desanimamos, digo mais, foi até melhor para as trilhas. Além de que ,a minha guia preferida, a Ana, deu uma de personal para mim, ex-gordinha, SPA na ilha, comendo só comidinhas saudáveis, fazendo visitas aos pontos históricos em ruínas, mergulhando atrás de peixinhos, tomando banho de cachoeira, passeando de lancha...só coisas boas, estava precisando espairecer e me divertir.

Obrigada pela oportunidade. Amo SER TURISTA s2

Vamos viajar! faz bem ao corpo, mente e coração.

ResponderExcluir
  11. 😍 que linda Barbie! Que venham mais viagens pra gente no ano que vem e quem sabe voltamos a ilha pra ir onde não conseguimos?